sexta-feira, 30 de abril de 2010

MACHISTA SIMPÁTICO

Adauto Suannes é desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Atualmente, divide seu tempo entre os netos e suas (na maioria das vezes) divertidas crônicas no blog  Circus do Suannes (http://www.circus-do-suannes.com/). Semanalmente, escreve para o site jurídico Migalhas (www.migalhas.com.br).

Essa semana, o douto magistrado de pijamas nos brinda com uma espirituosa análise do Curriculum Vitae da canditada do Partido dos Trabalhadores à Presidência da República (http://www.migalhas.com.br/mig_circus.aspx). Nem sempre "politicamente correto", segundo o próprio, com as escusas da idade, dessa vez ele mostrou uma veia machista que eu, pelo menos, desconhecia.

Ao se referir ao avanço feminino em áreas de atuação até pouco tempo dominadas por homens, ele nos conta:

"Sempre achei que era hora do ingresso de pessoas do sexo feminino na política e na magistratura, muito embora meu amigo e colega Braguinha me comprovasse, de Bíblia em punho, que há absoluta incompatibilidade entre o sexo feminino e a chamada coisa pública. Depois da Marta em São Paulo, a Benedita em Brasília e a Ieda no Sul, fico a cismar se o homem não teria razão. A propósito: alguém aí conhece alguma juíza que vestiu a toga mas deixou a arrogância no armário? Não quero dizer que não exista. Iaque e ornitorrinco, segundo dizem, também existem, mas esses eu só vi em fotografia."

Poxa, Excelência! Conheço magistradas nada arrogantes, assim com conheço (muitos) julgadores do sexo masculino convictos de que a toga é o próprio manto sagrado a lhes conferir divindade. As vaidades humanas (sempre plurais) não acometem exclusiva e generalizadamente às mulheres. Não declino o nome das Juízas, Desembargadoras e até Ministras das quais já tive oportunidade de observar humildade e gentileza, mas estou à disposição para lhes apresentar. Iaques e ornitorrincos, infelizmente não posso.Também só os conheço por fotografias.

 Iaque


Ornitorrinco

Nenhum comentário:

Postar um comentário