quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Evolução ou mistificação?

As varas da Fazenda Pública da Comarca de Natal são – ou eram –, notoriamente, as mais morosas da Justiça Estadual do Rio Grande do Norte. Estou certo que muita gente há de discordar, afinal de contas, a disputa é acirrada.


Talvez por isso – ou apesar disso – foram elas as primeiras da justiça comum a enveredar pelos caminhos do processo virtual.

Maravilha! Nada mais de amontoados de autos bolorentos provocando rinites intermináveis!!!

Pois é. Não façamos um julgamento em tempo real. Não está sendo tão bom assim.

Fui hoje distribuir uma ação ordinária da competência da Fazenda Pública, tudo bem digitalizado no meu recém-adquirido “pen drive”, em arquivos PDF (como exige a preferência do sistema), mas com a papelada toda debaixo do braço. Devo confessar, sob o risco de revelar o amarelo da minha certidão de nascimento, que as modernidades eletrônicas que nos livrarão do papel me assustam um pouco.

A tarefa que, em tempos de justiça lenta, levaria não mais que cinco minutos, me tomou mais de duas horas. Isto para ultrapassar o juízo de admissibilidade dos limites de tamanho de arquivo, da necessidade de passar os registros do pen drive para um CD (a razão para isso ultrapassou os limites do meu entendimento, já que o computador aceitava um e outro), e outros percalços mais prosaicos (“Dr., o sistema não permite cadastrar ‘Ação Ordinária’. Pode ser ‘Procedimento Ordinário’?).

Ah... a papelada foi útil.

Primeiro, porque precisei re-digitalizar dois arquivos que estavam maiores que a capacidade de admissão do “sistema”. Na minha matemática pré-informática, um mais um era igual a dois. Para o ajuizamento da minha ação, um mega mais um mega é diferente de dois megas. Vá entender.

Por fim, o recibo do ajuizamento da ação não pode ser eletrônico. Houve a necessidade da velha e boa contra-fé na minha cópia. Em papel.

Em tempo: eu adoro a modernidade. Desde que venha para facilitar nossa vida! Hoje, não foi o caso.



Um comentário:

  1. haha! eu adoro também ter que ouvir "o sistema está fora do ar", que logo vem acompanhada de um "sem previsão de retorno". o "sistema" é um mistério, você está certíssimo - a (r)evolução digital brazuca é pura mística. só com muita reza!

    ResponderExcluir