quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O PARADOXO TIRIRICA

"Qualé? Qual foi? Por que é que tu tá nessa?" Foi por causa da Florentina, Florentina de Jesus... E lá vai ele, tomar assento no Congresso Nacional, com o indiscutível respaldo de mais de um milhão e trezentos mil votos do estado mais desenvolvido (sic) do País.

Há quem diga que foi protesto. Há quem diga que é a legítima representação de um povo igualmente semi(an)alfabetizado. Um golpe de marketing, com certeza. A campanha, como não podia deixar de ser, foi uma palhaçada de indiscutível apelo popular. 

No entanto, para saber exatamente a troco de quê ele foi catapultado nessas eleições, acho que precisamos refletir sobre o Partido que o lançou, afinal de contas impulsionado pelos votos dos dois deputados federais mais votados do país, o Partido da República conseguiu praticamente dobrar o número de eleitos na Câmara dos Deputados em relação a 2006, e é o partido com a quinta maior bancada.

O Partido da República nasceu no final de 2006 como resultado da fusão do PL (Partido Liberal) com o Prona (legenda criada por Enéas Carneiro 1938-2007). Em 2009, ganhou filiados e inchou, com a chegada de nomes como Clodovil Hernandes, que Deus o tenha.

Ok, ok... o Brasil não tem lá uma grande história de força dos partidos políticos. Mas... é um indício. Ver o ilustre deputado na companhia de Inocêncio de Oliveira (lembra dele? memória curta, né?) e Anthony Garotinho dá "meda"!!!

E, contrariando o slogan da campanha, eu acredito que nada é tão ruim que não possa ser piorado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário