quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Os Meus Dez Mais de 2010

É comum, ao fecharem as cortinas de uma temporada, fazer-se balancetes, avaliar resultados, verificar o quanto caminhamos para uma humanidade melhor... ou para o fim do mundo "dito" civilizado. Para mim, o que nos aconteceu de bom deve sempre marcar as lembranças a serem registradas.

Pois eu também vou me arriscar a fazer uma lista (em alguns pontos, um tanto particular, devo confessar). Então, lá vai meu registro. A ordem é abstolutamente aleatória.

1) Fim da "Era" Lula: para o bem (ou para o mal), há de se reconhcer, nosso quase ex-Presidente é um fênomeno de popularidade. Com certeza, sua política assistencialista é a maior razão disso. Mas, a fome não é a melhor das conselheiras, e não se pode negar os méritos experimentados nesses oito anos.Diziam que ele transferiria votos até para um poste. Fez muito mais que isso...

2) "Sua Incelência Ricardo III": o grupo "Clowns de Shakespeare", sob a direção do brilhante Gabriel Vilela levou aos palcos (no sentido figurado, já que o espetáculo ocupou espaços deliciosamente mambembes), uma criação que me levou a 80 minutos de puro êxtase artístico.

3) Facebook/Wikileaks: a rede já havia deixado de ser apenas um aparato para cochilos depois do almoço pra estabelecer padrões de comportamento. Esses dois fenômentos (Facebook/Wikileaks) se inseriram - o primeiro - nas relações humanas como suporte para contatos e milhões de amizades virtuais (no mais das vezes, tão reais ou realizáveis...) e - o segundo - na exposição de realidades institucionais marcadas pela hipocrisia. Revoluções, revoluções, revoluções...

4) Sociedade Argentina: nossos amigos portenhos legalizaram os casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Lição de civilidade e respeito às diferenças num Estado verdadeiramente laico.

5) Chá da Alice/Gambiarra: as festas no Rio são certezas de diversão!

6) Artes Plásticas: esse ano, meus aplausos vão para as exposições de José Bechara e Anita Malfati, e a polêmica participação de Gil Vicente na Bienal de São Paulo. Adorei!
7) Sete anos: crises e superação. O amor está no ar!!!!!

8) Hair: a montagem brasileira do espetáculo mítico da Broadway, escrito por George Ragni e James Rado, aqui conduzido pelos talentosos Cláudio Botelho e Charles Möeller, celebrando a filosofia de "paz e amor", além da inquestionável qualidade artística, fez lembrar que guerras - interiores ou entre nações, no seio da família ou nos campos de batalha, com as pessoas que nos rodeiam ou em distantes países - são sempre estúpidas.

9) Buraco da Catita: depois de uma quase interminável reforma, o espaço mais gostoso de Natal reabriu suas portas, com a mesma qualidade das atrações musicais e da cerveja gelada, para o público descolado que está sempre por lá.

10) Anivershow e Carreira Solo: minha vida pessoal!!! 45 anos completados em outubro, com uma experiência musical-teatral-festiva, e o apoio luxuoso de Henrique Fontes, Diogo Guanabara, Henrique Pacheco, Sami Tarik, Laurence e Monique. Muito emocionante. Marcou também o início da carreira advocatícia solo: depois de mais de 10 anos sob a sombra de uma frondosa árvore (que não me deixava mais crescer), e uma frustrante tentativa de parceria (a decepção do ano!), me arrisquei sair à luz do sol, montando meu próprio escritório. Estimulante amadurecimento.

Que venha 2011, com mais motivos para alegrias!!!! Saúde e Paz pra todo mundo!!!!!!!!!!!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário