sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

MAGNA CARTA

Nunca antes na história desse País se pensou em algo tão brilhante. Depois de alimentar o fisiologismo como  um bichinho de estimação, e desconsiderar o tempo consumido combatendo o mesmo fisiologismo... apenas na teoria,  Lula ontem sugeriu - pasmem! - a convocação de uma Constituinte para promover a reforma política e eleitoral. Segundo o Mandatário-Mór, os partidos deveriam defender agora - para levar adiante após as eleições de 2010 - "uma Constituinte específica para fazer uma legislação eleitoral para o Brasil".

Vejam só: uma Assembléia Nacional Constituinte para reformar um naco da Constituição é, por assim dizer, muito "isxperrrrto". Em primeiro lugar, porque constituir significaria demolir o que já existe, e erigir algo novo. Não apenas "fazer um puxadinho na laje". Depois, era só conviver com o Frankstein em que se transformaira a Carta Magna. Faz um arranjo aqui, muda uma coisa acolá, ao sabor dos "acordões". E, não se duvide: mudanças escabrosas poderiam se desenhar.

Quisesse mesmo mudar alguma coisa, com a popularidade amealhada a custa de muita "bolsa" e alianças políticas outrora inimagináveis, Sua Excelência, o Presidente da República, não precisava esperar o apagar das luzes de seu segundo mandado para vir com essa idéia luminosa.

Constituição não é colcha de retalhos. É fruto de anseio social e valores consolidados. No entanto, os espetáculos - muito tristes - de falta de comprometimento ideológico de partidos e partidários atestam a necessidade de reformar as mentes, antes de se pensar em reformar as normas.


Constituição Federal by Angeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário