sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

QUE MERDA É ESSA?


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quinta-feira (10), que nunca antes na história desse Páis, foi investido tanto em saneamento básico. Durante a cerimônia de assinatura de contratos do programa Minha Casa, Minha Vida no Maranhão, Lula assim se manifestou:

"- Eu não quero saber se o João Castelo é do PSDB. Se o outro é do PFL. Eu não quero saber se é do PT. Eu quero é saber se o povo está na merda e eu quero tirar o povo da merda em que ele se encontra. Esse é o dado concreto - disse o presidente, que em seguida reconheceu que será criticado por ter dito o palavrão. Amanhã os comentaristas dos grandes jornais vão dizer que o Lula falou um palavrão, mas eu tenho consciência que eles falam mais palavrão do que eu todo dia e tenho consciência de como vive o povo pobre desse país. E é por isso que queremos mudar a história desse país. Mudar a história desse país não é escrever um novo livro, é escrever na verdade uma nova história desse país incluindo os pobres como cidadãos brasileiros."

Inicialmente, registre-se que o PFL não existe há muito tempo. Mudou o nome para Democratas (mas continua o mesmo...)

Mas, prosseguindo. O Lula falando merda - no sentido figurado - não é novidade. No sentido literal, merece todas as críticas dos comentaristas dos grantes jornais, por mais que estes usem as mesmas, ou piores, expressões.

Há um mínimo de elegância exigível para se falar em público. Faltando esta, não há respeito com o interlocutor. Por mais que as palavras tenham perdido sua força pela "popularização do uso", a gentileza na expressão oral ainda é um sinal de decência. Isso para qualquer um... inclusive para o Presidente da República.


Por diogosalles.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário