quinta-feira, 22 de julho de 2010

UMA PISTA DE POUSO... E NADA MAIS

Na semana passada, questionado acerca das obras necessárias à Copa de 2014, o Secretário Geral da FIFA, Jerome Valcke, relacionou o que falta: "Precisamos construir estádios, estradas, sistema de telecomunicações, aeroportos e ver se há mesmo a capacidade suficiente em hotéis". 

Quase nada...

Em Natal, a questão "aeroporto" parecia estar planejada. Em 18 de junho de 2004, o 1º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército havia começado a obra da pista de pouso  (que fica, na verdade, na vizinha cidade de São Gonçalo do Amarante). Naquela época, sem previsão de Copa do Mundo no Brasil, era apenas um exercício de megalomania, já que o aeroporto atualmente em uso (que na verdade fica na vizinha cidade de Parnamirim) até hoje é subutilizado. 

No entanto, passados seis anos, nada, além da pista, progrediu. O Governo Estadual  e a INFRAERO desistiram, há muito tempo, de bancar a obra com recursos próprios. A construção passaria por uma mudança de gestão administrativa de aeroportos no Brasil. Seria permitido, à inciativa privada, erigir o terminal de passageiros e cargas, e, posteriormente, administrá-lo. 

Só que a idéia não sai do papel. O projeto segue a passo de cágado estafado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia atacado quem duvida do Brasil. Não vou me atrever a tanto. Para ele, é "descabido" questionar se o nosso País estará pronto para a Copa, garantindo que investimentos serão feitos e que não faltarão aeroportos. Lula chegou a se irritar com o questionamento. "Se o Brasil não tiver condições, garanto que volto da África à nado", disse.

É, Molusco... começa a treinar. 

Foto: Nominuto.com

Um comentário:

  1. Rs. Gostei do texto. Bom, ele terá 4 anos para treinar. Molusco eu não sei, mas sendo estrela do "mar" (embora vermelha), já é um bom começo....

    Sem contar que colocou no símbolo da copa de 2014, a cor vermelha em destaque. Ou seja, as cores da bandeira para ele, é o verde, amarelo e o vermelho que se destaca em " 2014".

    ResponderExcluir