segunda-feira, 5 de outubro de 2009

UNITED AIRLINES QUEBRA VIOLÕES


Se você digitar a expressão "CONSUMIDOR SOFRE" em seu instrumento de busca da internet será apresentado a mais de 3.800.000 páginas em português. Não é difícil imaginar a razão, já que todos nós temos uma (ou várias) histórias de mau atendimento, da prestação de serviço deficiente, da falta de respeito pela nossa dignidade quando estamos na qualidade de adquirentes ou utilizadores de produto ou serviço como destinatário final.

Eu, por exemplo, só essa semana, já perdi um precioso tempo em intermináveis e repetitivas conversas com  o centro de atendimento da minha operadora de telefonia celular (a Oi me mandou uma cobrança indevida, e, apesar das duas reclamações já efetuadas, continuam me enviando cartinhas desaforadas) e com uma empresa de transporte aéreo (a TAM mudou a saída de um vôo, anteriormente previsto para o Aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro, para o Galeão, e se recusa a restituir a diferença da tarifa paga a maior para que eu pudesse escolher de onde decolar).

Reclamar da inoperância dos operadores de telemarketing chega a ser uma redundância. Lutar contra os maus prestadores, às vezes, pode ser inglório.


Com o advento do Código de Defesa do Consumidor - e já vão aí 20 anos (a Lei é de 11 de setembro - sinistro - de 1990), houve um incremento da conscientização da população quanto aos seus direitos e uma maior ação dos órgãos de defesa. Mas ainda estamos longe da situação ideal. Precisamos fazer muito mais barulho.

Nos Estados Unidos (sim, consumidor é um sofredor universal), o músico Dave Carroll encontrou uma forma. Ele teve a desagrável surpresa, ao desmbarcar de uma viagem doméstica realizada pela United Arlines, de receber seu violão quebrado. A recuperação do instrumento foi avaliada em U$2,000.00. Muito papo e muita canseira depois, sem obter um acordo, o artista compôs uma baladinha country, "United Breaks Guitars", gravou um clipe engraçadíssimo e postou no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=t53LYUamBZI, na versão legendada). Sucesso absoluto! Na postagem original, já houve mais de 5.600.000 exibições. Com as legendas em português, ultrapassa as 320.000. A empresa, agora que foi evidenciado o descaso, fez  várias propostas para tirar o clipe do ar. No entanto, segundo o compositor, "o tempo dos espertos da United passou."

Uma bela - e bem humorada - lição.



Dave Carroll e os carregadores da United Airlines






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