quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A TEMPO: ENTÃO, É NATAL (PARTE II)

Mais uma.


Alguém poderia me explicar as razões pelas quais o Papai Noel é menor que o duende? Será ele um anão ou o seu ajudante é supervitaminado?

Vamos adiante...





E esse "anjinho" com chapéu de cangaceiro? O chapéu de duas pontas, adornado pela estrela de seis pontas, é criação de Virgulino Ferreira. Segundo o site oficial de turismo do Estado de Pernambuco (http://www.guiapernambuco.com.br/persona/lampiao.shtml): "Enfeitar roupas, chapéus e até armas, com espelhos, moedas de ouro, estrelas e medalhas foi invenção de Lampião". O fato é que - controvérsias acerca das suas razões à parte - os cangaceiros aterrorizaram o Nordeste, invadiam casas e fazendas, estupravam, roubavam e "sagravam" pessoas sem dó. Não combina muito com a imagem de um anjo.

Prossigamos.



Ok. A foto não está boa. Mas, repare bem nas "bandeirinhas" de papel metalizado que cobrem a pista da BR-101, na entrada da cidade. Viva São João! Viva São João... oooops. É Natal.

Pois, que soem as trombetas do Apocalipse.



Contudo, nem só de decoração de gosto duvidoso se fez o Natal em Natal. Sob o olhar inovador da direção de Henrique Fontes, com cenários virtuais belíssimos criados por José Edson Silva e uma trilha sonora formidável (destaque para a batida "lounge" emprestada para o Hino de Sant´Ana na voz maravilhosa de Valéria Oliveira), o Auto de Natal, apresentado entre os dias 21 e 23 de dezembro de 2009,  no Anfietatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi um presente fabuloso (http://www.youtube.com/watch?v=iCzwXqxA62Q).

Tomara que a próxima decoração se contagie.

Um comentário: