terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

INTERNET SEGURA


Hoje, 9 de fevereiro, é o Dia da Internet Segura (Safer Internet Day), tradicional evento que desde do longíncuo 2007, mobiliza navegadores em geral para a importância do uso seguro e responsável da web. O Comitê Gestor da Internet (CGI), a SaferNet Brasil e o Ministério Público Federal são os responsáveis, no País, pela realização do evento, criado pela Insafe (http://www.saferinternet.org/web/guest/home;jsessionid=B083A64B9F04DC8C41EE313D54165770).

Nestes tempos onde a privacidade ocupa um espaço cada vez menor, a exposição de dados e informações em redes de contato, em relações de clientes ou prestadores de serviço, voluntaria ou involuntariamente, não deixa de ser um risco.

Todos conhecemos uma história - ou várias - de fotos que inadvertidamente expuseram momentos de intimidade para milhões de curiosos, cartões clonados, mensagens contendo dados não compartilhados. O uso indevido de imagem, fofocas puras e simples, enfim, toda sorte de crimes e ofensas que só existiam no mundo real também podem ser praticados, com requintes de crueldade, no mundo virtual.

Assim como na realidade, a prevenção é o melhor caminho. E não há hipótese de você estar cem por cento seguro. Mesmo que sequer tenha computador, nunca tenha tirado uma foto digital, e tenha ojeriza de relações cibernéticas, pode ter certeza que você está na rede. Duvida? Use o "google".

E, se ainda não estiver, poderá estar, mesmo contra a vontade. Existem milhões de formas e trilhões de mal-intencionados dispostos a descobrir seus "segredos" (desde daqueles de alcova até as tentadoras senhas de banco e cartão de crédito).

Então, o negócio é se cuidar e evitar que informações que possam comprometer sua segurança, como, por exemplo, o dia em que você vai sacar aquela bolada no banco, ou o tempo em que você vai ficar viajando sem que ninguém zele pela sua mobília caríssima e as jóias que você esconde na gaveta, sejam compartilhadas com os internautas. Não divulgue. Não divulge. Não divulgue.

No mais, ficam as dicas mais óbvias do mundo, da cartilha de segurança UOL (https://sac.uol.com.br/info/cartilha/index.jhtm):

1) troque regularmente suas senhas (eu também prometo tentar fazer isso!);
2) tenha cuidado com programas e anexos enviado por e-mail (eu nunca baixo programas enviados por quem quer que seja, e os anexos eu só vejo daqueles que sei que sempre mandam... mas tem que vir com um recadinho pessoal, porque senão... nem esses);
3) evite sites de conteúdo duvidoso (aqueles que oferecem dinheiro, amor, os números do próxiimo sorteiro da mega-sena ou revelações astrológicas estupendas "quase" de graça...);
4) atualize constantemente seu anti-vírus (e tenha certeza que os vírus se atualizarão com muito mais constância); e,
5) tenha um bom fire-wall instalado nos seus computadores (mas esteja preparado para encontrar alguém cuja maior alegria será derrubar essa parede).




Nenhum comentário:

Postar um comentário