quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Apologia?????

O Presidente da Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Flávio Borges D'Urso, divulgou nota pública informando que estava oficiando os curadores da Bienal de Arte Contemporânea de São Paulo para que as obras da série "Inimigos", do artista plástico pernambucano Gil Vicente (http://www.gilvicente.com.br/) não fossem exibidas naquela importante mostra. O argumento:

"Certamente não se pode impedir que uma obra seja criada, mas se deve impedir que seja exposta à sociedade em espaço público se tal obra afronta a paz social, o estado de direito e a democracia, principalmente quando pela obra, em tese, se faz apologia de crime."

Falta de conhecimento sobre arte? Falta de espírito democrático? Falta do que fazer? Indagações, indagações, indagações...

Ora, Senhor Presidente, representar artisticamente um crime não equivale a recomendar sua execução. Assim, retratar um assassinato não significa fazer apologia ao homicídio. É o espectador quem dará significado aos desenhos de Vicente. A obra de arte é apenas uma representação que adquire valor subjetivo para quem a observa.

Vossa Excelência imagina que a representação de Jesus Cristo martirizado é a incitação à cruxifição? Credo!

Se a liberdade de expressão é um valor a ser defendido, e isso a OAB que eu conheço sempre prezou, o que dizer da liberdade de expressão artística? A tentativa de controle social por meio da supressão de obras de arte chama CENSURA.

É isso que o Ilustre Senhor Presidente da OAB/SP está promovendo. Ainda bem que a minha seccional é outra.


Autorretrato matando Ahmadinejad, 2010, carvão sobre papel, 200 x150 cm
GIL VICENTE

2 comentários: