sexta-feira, 9 de outubro de 2009

VOCÊ E TODOS NÓS, BARACK


Em seu pronunciamento na Casa Branca hoje, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse estar "surpreso" e "honrado" com o Prêmio Nobel da Paz 2009, anunciado nesta manhã. A surpresa é geral, Presidente! Até para sua assessoria. Isso ficou claro na primeira reação extra-oficial do porta-voz da Casa Branca que, bombardeado com e-mails de madrugada, se limitou a responder: "Uaauu!".

Não é pra menos. As indicações para o prêmio se encerram em fevereiro. Ou seja, menos de um mês após a posse do Presidente Norte-americano, seu nome já constava da relação de possíveis vencedores. Isto sem ter tirado do discurso para o plano da realidade uma única idéia pacifista.

Persiste a presença de tropas norte-americanas no Afeganistão e no Iraque. A prisão de Guantánamo ainda sobrevive, e a Casa Branca parecer ter renunciado à data limite de janeiro de 2010 inicialmente fixada para o seu fechamento. Nada fez pela causa palestina. Nove meses depois de empossado e tentando submegir de uma crise econômica, o vencendor do Prêmio Nobel da Paz ainda não mostrou a que veio.

Não duvidemos de seus propósitos. Mas, apenas o discurso me parece pouco para Barack Obama perfilar ao lado de Martin Luther King Jr., Desmond Tutu, Dalai Lama e Madre Teresa de Calcutá.

Espero que, pelo menos, sirva de incentivo.




Um comentário:

  1. Realmente... a surpresa é geral! bem lembrado que as indicações encerraram-se em fevereiro!! Pelo que 'não fez' ou, que seja, pelo que ainda não teve tempo de fazer, Obama merece o Nobel não mais do que seu antecessor. E assim, a Suécia expõe sem sombra de dúvidas sua relação de amor sem reservas pelos EUA...

    ResponderExcluir